Olubajé 2024, o rito para Obaluaê do Barracão
Veja as fotos desse belíssimo evento mítico e ancestral.
No último sábado, dia 17 de agosto, o Barracão de Pai José celebrou o Olubajé, um dos mais importantes ritos dedicados ao Orixá Obaluaê, marcado por profunda devoção e tradição. O evento foi carregado de emoção e reverência, conectando filhos e visitantes ao poder e à proteção do Senhor das Epidemias e da Terra.
Como é costume, a Mãe Silmara Falasco leu os itãs sagrados, compartilhando histórias sobre Obaluaê e explicando o significado da tradicional pipoca (deburú), espalhada pelos enfeites aéreos do terreiro, símbolo de união das orações dos presentes. Uma oferenda coletiva foi oferecida em nome de todos ao Orixá.
Pai Alexandre Falasco entoou as cantigas, e a curimba dos Alawo Orin executou o toque sagrado do Opanijé, o ritmo mítico e ancestral de Obaluaê e Omulú, criando uma atmosfera de respeito e energia espiritual.
No encerramento, a presença dos mensageiros de Obaluaê e Omulú abençoou a todos os presentes, trazendo proteção e levando as doenças e males embora, em um dos momentos mais aguardados e emocionantes da cerimônia.
Fique com as belas imagens da nossa fotografa Dani Vertuan
Atotô, Obaluaê!