Logo Giras de Umbanda

Cana-do-Brejo

Por: Leonardo Raposo

Cana-do-Brejo

Uma Planta de Nanã

No dia 26 de julho, comemora-se o dia de Nanã, sincretizada com Nossa Senhora Sant'Ana. Para celebrar essa data especial, vamos falar sobre uma planta associada a Nanã: a cana-do-brejo (Costus spicatus).

Em yorubá, a cana-do-brejo é conhecida como Tètèrègún e é chamada de a planta da vida e da morte. Ela é amplamente utilizada na limpeza dos elementos rituais, tanto na Umbanda quanto no Candomblé. A planta pode ser empregada em banhos e defumações. Quanto ao uso do banho, a cana-do-brejo é excelente para o desenvolvimento mediúnico, pois ajuda a 'chamar o orixá'. Além disso, é uma planta de limpeza que pode ser combinada com outras ervas. Um bom banho de limpeza pode ser feito com cana-do-brejo e sete-sangrias (planta associada ao orixá Obaluayê).

Em termos de propriedades, a cana-do-brejo é diurética e anti-inflamatória. No entanto, deve ser usada com cuidado, pois algumas pessoas mais sensíveis podem apresentar reações alérgicas ao entrar em contato com a planta.

Como planta da vida e da morte, a cana-do-brejo simboliza a transição e a renovação. Durante uma feitura, por exemplo, a planta representa a morte da vida anterior à iniciação e o renascimento dentro da religião.

Com seu papel significativo nos rituais e sua associação com Nanã, a cana-do-brejo é uma planta poderosa e respeitada nas tradições afro-brasileiras.

Livro Infantil Livro Infantil