Santo Antonio é Exu na Umbanda
Por: Pai Alexandre Falasco
Entenda o que une o orixá ao santo, ambos celebrados nesse 13 de junho
A relação sincrética entre Exu e Santo Antônio tem suas raízes na fusão cultural e religiosa que ocorreu no Brasil durante o período colonial.
No caso específico de Exu, um dos orixás mais populares da umbanda, ele é frequentemente sincretizado com Santo Antônio, um dos santos mais populares do catolicismo. Essa associação ocorreu devido a isso e a algumas semelhanças entre as características e atribuições dessas entidades.
Exu, na tradição africana, é considerado um mensageiro entre o mundo espiritual e o mundo material. Ele é responsável por abrir caminhos, resolver problemas amorosos e lidar com questões terrenas. Santo Antônio, por sua vez, é conhecido como o "santo casamenteiro" e também é invocado para ajudar em questões amorosas e na busca de soluções para problemas práticos.
Além disso, tanto Exu como Santo Antônio são venerados por suas habilidades de comunicação. Exu é reconhecido por sua eloquência e capacidade de se expressar claramente, enquanto Santo Antônio é considerado um santo milagroso que ajuda na comunicação de mensagens importantes.
É importante ressaltar que o sincretismo religioso pode variar em suas interpretações e práticas de acordo com as diferentes escolas umbandistas existentes e também difere de uma região para outra do país, um exemplo: Santo Antonio é Ogum na Bahia.
E quem é Santo Antonio de "Pemba" ?
Esse nome não existe na igreja católica, é uma nomenclatura própria da Umbanda e demais cultos afro-brasileiros, uma referência as leis de pemba, pode ter sido uma adaptação de "Pádua", que é, na verdade, a cidade italiana onde o português Santo Antonio morreu e foi sepultado, o nome verdadeiro de Santo Antonio de Pádua era Fernando de Bulhões.
Texto: Pai Alexandre Falasco