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Olubajé 2019 no Barracão

Olubajé 2019 no Barracão

Tradicional passagem de Obaluaê na casa de Pai José emociona centenas de participantes.

O Olubajé é uma homenagem ritual ao Orixá Obaluayê (Omolú quando na forma mais velha), não se trata de uma festa, e sim de um rito muito especial ao Orixá das pestes e doenças.

No Barracão de Pai José de Aruanda, realizamos o Olubajé neste mês, pois o sincretismo deste Orixá é com o santo São Roque (comemorado em 16 de agosto).

Os trabalhos se iniciam com os enfeites no barracão, onde todos os filhos e frequentadores participam na confecção dos fios de pipocas, sendo orientados para pedir que Obaluayê leve as doenças embora enquanto enfiam a pipoca no fio, quase um rosário que já é parte do rito; e no terreiro, a união de todas essas "rezas" se transformam numa imensa cobertura de pipocas que lembra uma das lendas do Orixá, um Itã que é lido pela Mãe Silmara ano após ano, lembrando o dia mítico em que Obaluayê teve suas chagas transformadas em pipoca por Iansã, que se espalharam brancas pelo barracão (por isso o Barracão fica coberto por enfeites assim).

Um dia antes do Olubajé, os filhos de Obaluaê do Barracão recebem o Doburú, um rito de preparação celebrado pelo Pai de Santo para que estes tenham mais proteção para a hora da incorporação dos mensageiros de Obaluayê. No Barracão de Pai José, somente quem tem o Orixá na coroa pode receber seus mensageiros.

Tudo isso revela a grande importância do Orixá na estrutura religiosa da casa, e no dia do Olubajé, seus filhos então recebem a visita mágica destes mensageiros. Vestidos com suas roupas de palha e dançando pelo recinto, estes espíritos, diferentemente das outras giras de Umbanda, não falam, apenas dançam e lançam seu axé, lembrando muito o que acontece nos terreiros de candomblé, revelando essa influência na nossa Umbanda.

Na África, Obàlúwàiyé significa rei e senhor da terra, Oba (rei) ilu aiyê (terra), e no Brasil seu nome pode ser encontrado de muitas maneiras, Obaluaiyê, Obaluaê, Xapanã, Omolu, entre outros.

O caminho dos nomes que vem do iorubá pode confundir, podemos então simplificar assim: Obaluayê = Nome do Orixá / Olubajé = rito anual para Obaluayê / Doburú = Rito de preparo que precede o Olubajé (com oferenda de pipoca com dendê).

Assim como Iansã, Obaluayê tem domínio sobre os mortos, seu campo de atuação é o cemitério, suas contas são nas cores preto, vermelho e branco, suas velas pretas e brancas, e sua oferenda é a pipoca com azeite de dendê, que leva o mesmo nome do rito de preparação, doburú. Mulheres devem render culto usando saias de renda, nunca calças. O Orixá só incorpora nos filhos que estão vestindo a roupa de palha, pois não gostam de mostrar sua aparência.

Fique com as imagens clicadas pela filha do Barracão Daniele Vertuan.

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